segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017
Trump: capitalismo nacionalista, uma alternativa à globalização?
por James Petras
No seu discurso de posse Donald Trump, clara e vigorosamente delineou as
estratégias político-económicas que prosseguirá nos próximos quatro anos.
Mas jornalistas, editorialistas, acadêmicos e especialistas anti-Trump que
aparecem no Financial Times, New York Times, Washington Post e Wall
Street Journal têm repetidamente distorcido e mentido sobre o seu
programa, bem como sobre a sua crítica às políticas do passado.
Começamos por discutir seriamente a crítica do Presidente Trump à
economia-política contemporânea e prosseguiremos na elaboração das suas
alternativas e das suas fraquezas.
Críticas de Trump à classe dominante
A peça central da crítica do Trump à elite governante atual é o impacto
negativo das políticas de globalização nos desequilíbrios dos EUA na
produção, no comércio, na fiscalidade e no mercado de trabalho. Como
exemplo dos efeitos negativos da globalização, Trump menciona o facto de
que o capitalismo industrial dos EUA mudou drasticamente o centro dos seus
investimentos, inovações e lucros para o exterior. Durante duas décadas
muitos políticos e gurus têm lamentado a perda de postos de trabalho bem
remunerados e estáveis em indústrias locais como parte de sua retórica de
campanha ou em reuniões públicas, mas não tomaram qualquer ação eficaz
contra estes aspectos mais negativos da globalização. Trump denunciou-os
como "só conversa e nenhuma ação" enquanto prometia acabar com os
discursos vazios e implementar mudanças importantes.
Trump criticou os importadores que trazem produtos baratos de fabricantes
estrangeiros para o mercado americano, destruindo empresas e postos de
trabalho nos EUA. A sua estratégia económica de priorizar as indústrias
dos EUA é uma crítica implícita ao desvio do capital produtivo para o
capital financeiro e especulativo ocorrido sob as quatro administrações
anteriores. No seu discurso inaugural, o ataque às elites que trocaram a
"cintura da ferrugem" ("rust belt") pela Wall Street alia-se à sua
promessa à classe trabalhadora: "Ouvi estas palavras! Vocês não serão
ignorados novamente". Com palavras suas, Trump retrata a classe dominante
"como porcos na gamela" (Financial Times, 23/01/2017, p. 11)
Crítica política-económica de Trump
Trump dá relevo a negociações quanto a mercados com parceiros
estrangeiros e adversários. Repetidamente criticou a insensata promoção
pelos media e por políticos, dos mercados livres e do militarismo
agressivo que minam a capacidade do país para negociar contratos
rentáveis.
A política de imigração de Trump está intimamente relacionada com a sua
estratégia: "América primeiro" para a política de trabalho. Entradas
maciças de imigrantes têm sido utilizadas para minar os salários, direitos
laborais e emprego estável dos trabalhadores dos Estados Unidos. Isto foi
documentado pela primeira vez na indústria de embalagem de alimentos,
seguida das indústrias têxteis, construção e aviários. A proposta do
Trump é limitar a imigração para permitir que os trabalhadores dos EUA
mudem o equilíbrio de poder entre capital e trabalho e fortaleçam o poder
do trabalho organizado para negociar salários, condições e benefícios. A
crítica de Trump sobre a imigração massiva é baseada no facto de que
estavam disponíveis empregos para trabalhadores norte-americanos
qualificados naqueles mesmos sectores se os salários e condições de
trabalho fossem melhorados permitindo padrões de vida dignos e estáveis
para suas famílias.
Crítica política do presidente Trump
Trump assinala os acordos de comércio, que têm ocasionado enormes
défices, e conclui que os negociadores americanos falharam. Argumenta que
anteriores presidentes dos Estados Unidos assinaram acordos multilaterais,
para assegurar alianças militares e bases, em detrimento da negociação de
pactos económicos de criação de emprego. A sua presidência promete mudar a
equação: quer rasgar ou renegociar tratados económicos desfavoráveis,
reduzir compromissos militares ultramarinos dos EUA e pede que os aliados
da NATO suportem mais encargos nos seus orçamentos de defesa.
Imediatamente após a investidura no cargo, Trump cancelou a parceria
Transpacífica (TPP) e convocou uma reunião com o Canadá e México para
renegociar o NAFTA.
A agenda de Trump tem dado relevo a planos para projetos de
infraestruturas no valor de 100 mil milhões de dólares, incluindo a
construção de controversas condutas de petróleo e gás do Canadá para os
EUA. É claro que essas condutas violam tratados existentes com os povos
indígenas e são uma ameaça de degradação ecológica. No entanto, ao
priorizar o uso de materiais de construção americanos e insistir na
contratação apenas de trabalhadores dos EUA, as suas controversas
políticas formarão a base para desenvolver empregos bem pagos para
cidadãos dos EUA.
A ênfase em investimentos e empregos nos EUA é uma ruptura total com a
anterior Administração, com o Presidente Obama focado em empreender
múltiplas guerras no Médio Oriente, aumentando a dívida pública e o défice
da balança comercial.
No seu discurso inaugural Trump emitiu uma severa promessa: "a
carnificina americana vai parar agora e termina aqui!". Isto repercutiu-se
num grande sector da classe trabalhadora e foi falado perante uma
assembleia dos principais arquitetos de quatro décadas de globalização
destruidora de empregos. "Carnificina" carregava um duplo significado:
"carnificina" generalizada em consequência das políticas de Obama e de
outras administrações na destruição de postos de trabalho no país, que
resultaram em decadência e falência de pequenas cidades rurais e
comunidades urbanas.
Esta carnificina interna é a outra face das intermináveis políticas de
guerra no exterior, espalhando carnificina em três continentes. As
lideranças políticas dos últimos quinze anos disseminaram uma carnificina
no país, permitindo uma epidemia de dependência de drogas (principalmente
relacionada com a prescrição descontrolada de opiáceos sintéticos) matando
centenas de milhares de norte-americanos, na maior parte jovens, e
destruindo as vidas de milhões.
Trump prometeu acabar com esta "carnificina" de vidas desperdiçadas.
Infelizmente, ele não controla as grandes farmacêuticas ('Big Pharma') e
a comunidade médica responsável pelo seu papel na difusão da
toxicodependência nos recantos mais profundos do espaço rural dos EUA,
economicamente devastados. Trump criticou os anteriores eleitos por
autorizarem enormes subsídios militares a "aliados" ao mesmo tempo
deixando claro que sua crítica não incluía as políticas de compras
militares nos EUA e não iria contradizer a sua promessa de "reforçar
velhas alianças" (NATO).
Verdades e mentiras: jornalistas lixo e militaristas de poltrona
Entre os exemplos mais escandalosos da histeria mediática sobre a nova
economia de Trump é a série sistemática e mordaz de produções virais
concebidas para obscurecer a triste realidade nacional que Trump prometeu
tratar. Vamos discutir e comparar os relatos publicados pelos "jornalistas
lixo" (JLs) e apresentar uma versão mais precisa da situação.
Os respeitáveis jornalistas lixo do Financial Times clamam que Trump
quer "destruir o comércio mundial". Na verdade, Trump repetidamente
declarou sua intenção de aumentar o comércio internacional. O que propõe é
aumentar o comércio mundial dos EUA a partir do interior, em vez de o
fazer a partir de outros países. Ele pretende renegociar os termos dos
acordos multilaterais e bilaterais de comércio para garantir maior
reciprocidade com parceiros comerciais. Sob Obama, os EUA foram mais
agressivos na imposição de tarifas de comércio que qualquer outro país da
OCDE.
Os jornalistas lixo qualificam Trump como "protecionista", confundindo as
suas políticas para reindustrializar a economia com a autarcia. Trump irá
promover as exportações e importações, manter uma economia aberta e ao
mesmo tempo aumentar o papel dos EUA como um produtor e exportador. Os EUA
tornar-se-ão mais seletivos nas suas importações. Trump vai favorecer o
crescimento dos exportadores e aumentar as importações de bens primários e
tecnologia avançada, reduzindo a importação de automóveis, aço e produtos
de consumo familiar.
A oposição de Trump à globalização tem-se chocado com os jornalistas lixo
do Washington Post como uma grave ameaça para a "ordem económica
pós-Segunda Guerra Mundial". Na verdade, grandes mudanças já se
processaram tornando obsoleta a velha ordem e tentativas para mantê-la
levaram a crises, a guerras e mais decadência. Trump reconheceu a natureza
obsoleta da velha ordem económica e decidiu que a mudança é necessária.
A velha ordem económica obsoleta e a duvidosa Nova Economia
No final da Segunda Guerra Mundial, na maioria dos países da Europa
Ocidental e Japão recorreu-se a políticas monetárias e industriais
altamente restritivas, "protecionistas", para reconstruir as suas
economias. Somente após um prolongado período de recuperação Alemanha e
Japão cuidadosa e seletivamente liberalizaram as suas economias.
Nas últimas décadas, a Rússia foi drasticamente transformada de uma
poderosa economia coletivista numa oligarquia capitalista subordinada e
gangster, mais recentemente reconstituída para uma economia mista e um
Estado centralizado forte. A China transformou-se de uma economia
coletivista, isolada do comércio mundial, na segunda economia mais
poderosa do mundo, desalojando os EUA de maior parceiro comercial na
América Latina e na Ásia. Os EUA, que antes controlavam 50% do comércio
mundial, agora têm uma parte inferior a 20%. Este declínio é em parte
devido ao desmantelamento da sua economia industrial quando os donos das
empresas mudaram as fábricas para o exterior.
Apesar das transformações na ordem mundial, os últimos presidentes dos
EUA falharam em reconhecer a necessidade de reorganizar a economia
política americana. Em vez de reconhecer, aceitar e adaptar-se às mudanças
nas relações de poder e de mercado, procuraram intensificar os anteriores
padrões de domínio através da guerra, intervenção militar, sangrentas e
destrutivas "mudanças de regime" – devastando mercados ao invés de os
criar para produtos dos EUA. Em vez de reconhecer o imenso poder económico
da China e procurar renegociar acordos de comércio e cooperação, eles têm
estupidamente excluído a China de pactos de comércio regional e
internacional, ao ponto de cruelmente ameaçar os seus parceiros comerciais
asiáticos subalternos e lançar uma política de cerco militar e provocação
nos mares do Sul da China. Enquanto Trump reconhece estas alterações e a
necessidade de renegociar os laços económicos, os designados para a sua
Administração procuram ampliar as políticas de confronto militar de
Obama.
As anteriores Administrações em Washington ignoraram o ressurgimento da
Rússia, a sua recuperação e crescimento como potência regional e mundial.
Quando a realidade finalmente se enraizou, as anteriores administrações
dos EUA aumentaram a sua ingerência nos antigos aliados da União
Soviética, estabeleceram bases militares e exercícios de guerra nas
fronteiras da Rússia. Em vez de aprofundar o comércio e o investimento na
Rússia, Washington gastou milhares de milhões em sanções e gastos
militares – designadamente fomentando o violento regime golpista da
Ucrânia. As políticas de Obama que promoveram a violenta tomada do poder
na Ucrânia, Síria e Líbia foram motivados pelo desejo de derrubar governos
amigos da Rússia – devastando esses países e, finalmente, fortalecendo a
vontade da Rússia em consolidar e defender as suas fronteiras e formar
novas alianças estratégicas.
No início de sua campanha, Trump reconheceu as novas realidades do mundo
e propôs-se a alterar a substância, os símbolos, a retórica e as relações
com adversários e aliados – adequadas a uma nova economia.
Em primeiro lugar e acima de tudo, Trump olhou para as desastrosas
guerras no Médio Oriente e reconheceu os limites do poder militar dos EUA:
os EUA não poderiam envolver-se em múltiplos confrontos, guerras nunca
terminadas de conquista e ocupação no Médio Oriente, Norte de África e
Ásia sem suportar maiores custos internos.
Em segundo lugar, Trump reconheceu que a Rússia não era uma ameaça
militar estratégica para os Estados Unidos. Além disso, o governo russo
sob Vladimir Putin estava disposto a cooperar com os EUA para derrotar um
inimigo mútuo – ISIS e suas redes terroristas. A Rússia também estava
ansiosa por voltar a abrir os seus mercados aos investidores dos Estados
Unidos, que também estavam ansiosos para voltar depois de anos de sanções
impostas por Obama-Clinton-Kerry. Trump, realista, propõe-se acabar com as
sanções e restaurar relações de mercado favoráveis.
Em terceiro lugar, é evidente para Trump que as guerras dos EUA no Médio
Oriente impõem enormes custos com benefícios mínimos para a economia dos
EUA. Ele quer aumentar as relações de mercado com os poderes económicos e
militares regionais, como a Turquia, Israel e as monarquias do Golfo.
Trump não está interessado na Palestina, Iémen, Síria ou os curdos – que
não oferecem oportunidades de investimento e comércio. Ele ignora o enorme
poder económico e militar regional do Irão, contudo propôs-se renegociar o
recente acordo feito entre seis países e o Irão a fim de melhorar o lado
americano na disputa A sua campanha retórica hostil contra Teerão pode ter
sido concebida para aplacar Israel e a poderosa quinta coluna do
"Israel-Firsters" nos EUA. Isto certamente entra em conflito com as suas
declarações "América primeiro". Veremos se Donald Trump irá continuar a
manter o "show" de submissão ao projeto sionista expansão de Israel ao
mesmo tempo que procura incluir o Irão como parte da sua agenda de mercado
regional.
O jornalismo lixo afirma que Trump adotou uma nova postura belicosa para
com a China e ameaça lançar uma "agenda protecionista" que, em última
análise, vai empurrar os países do Pacífico para mais perto de Pequim.
Pelo contrário, Trump aparece com a intenção de renegociar e aumentar o
comércio através de acordos bilaterais.
Trump irá mais provavelmente manter, mas não expandir, o cerco militar de
Obama às fronteiras marítimas da China, que ameaça as suas rotas marítimas
vitais. No entanto, ao contrário de Obama, Trump vai renegociar as
relações económicas e de comércio com Pequim – vendo a China como uma
grande potência económica e não como uma nação em desenvolvimento com
intenção de proteger suas indústrias nascentes. O realismo de Trump irá
refletir a nova ordem económica: a China é um poder económico amadurecido,
altamente competitivo, um poder económico mundial que tem estado a
sobrepor-se aos EUA, em parte mantendo os seus próprios subsídios e
incentivos estatais da sua anterior fase económica. Isto conduziu a
desequilíbrios significativos. Trump, realista, reconhece que a China
oferece grandes oportunidades para o comércio e o investimento se os EUA
puderem garantir acordos recíprocos, que levem a uma balança comercial
mais favorável.
Trump não quer lançar-se numa "guerra comercial" com a China, mas precisa
restaurar os EUA como uma grande nação "exportadora" a fim de implementar
a sua agenda económica nacional. As negociações com a China serão muito
difíceis porque a elite importadora dos EUA está contra a agenda de Trump
e do lado da classe dirigente de Pequim decididamente orientada para a
exportação.
Além disto, como a elite bancária de Wall Street está a discutir com
Pequim a entrada nos mercados financeiros da China, o sector financeiro
norte-americano é um aliado instável e pouco disposto às políticas
pro-indústria de Trump.
Conclusão
Trump não é um "protecionista", nem se opõe ao "livre comércio". As
acusações dos jornalistas lixo são infundadas. Trump não se opõe a
políticas económicas imperialistas dos Estados Unidos no exterior. No
entanto, é um realista de mercado que reconhece que a conquista militar é
dispendiosa e, no contexto do mundo contemporâneo, uma proposta
economicamente perdedora para os EUA. Reconhece que os EUA devem virar a
página duma finança predominante e uma economia importadora para uma
economia produtora e exportadora.
Trump vê a Rússia como um potencial parceiro económico e aliado militar
para acabar com as guerras na Síria, Iraque, Afeganistão e Ucrânia e
especialmente para derrotar a ameaça terrorista do ISIS. Ele vê a China
como um concorrente económico poderoso que tem aproveitando privilégios
comerciais desatualizados, e quer renegociar pactos de comércio em
consonância com o atual equilíbrio do poder económico.
Trump é um capitalista-nacionalista, imperialista de mercado e político
realista que está disposto a pisar os direitos das mulheres, legislação de
mudança climática, tratados indígenas e direitos de imigrantes. As
nomeações para o seu governo e os seus colegas Republicanos no Congresso
são motivadas por uma ideologia militarista mais perto da doutrina
Obama-Clinton do que a sua agenda "América primeiro". Ele está cercado na
sua Administração por militares imperialistas, expansionistas territoriais
e fanáticos delirantes.
Quem vai ganhar a curto ou longo prazo está para ser visto. O que está
claro é que os liberais, os falcões do Partido Democrata e os defensores
dos bandidos fascistas de rua de camisas pretas, estarão ao lado dos
imperialistas estarão ao lado dos imperialistas e encontrarão uma multidão
de aliados entre em torno do regime Trump.
28/Janeiro/2017
O original encontra-se em www.informationclearinghouse.info/46347.htm
e em www.globalresearch.ca/...
In
RESISTIR.INFO
http://resistir.info/petras/trump_28jan17.html
6/2/2017
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