sábado, 30 de janeiro de 2016

Por que tanto ódio?





Roberto Amaral

É preciso tentar entender os motivos da unanimidade conservadora contra o PT
apesar de seus governos nem reformistas serem.

A direita latino-americana aceita quase-tudo, até desenvolvimento e democracia,
conquanto não venham acompanhados, seja da emergência das classes populares,
como pretendeu o Brasil de João Goulart e Lula, seja da defesa das soberanias
nacionais dos países da região, como lá atrás intentou o segundo governo Vargas.


A história não se repete, sabemos à saciedade, mas em 1954, como em 1964, em
comum com os dias de hoje, organizou-se um concerto entre forças políticas
derrotadas nas urnas, mais setores dominantes do grande capital e a unanimidade
da grande imprensa, unificadas pelo projeto golpista gritado em nome de uma
democracia que em seguida seria posta em frangalhos.

Naqueles episódios, com o ingrediente perverso da insubordinação militar, o
momento culminante de uma razzia anti-progresso e pró-atraso, alimentada de
longa data por setores majoritários da grande imprensa, um monopólio ideológico
administrado por cartéis empresariais intocáveis.

Essa unanimidade ideológico-política dos meios de comunicação de massas é,
assim, a mesma dos anos do pretérito. O diferencial, agravando sua
periculosidade, é a concentração de meios facilitando o monopólio anulando
qualquer possibilidade de concorrência, blindando o sistema de eventuais
contradições e ‘furos’.

Que fizeram os governos democráticos – que fez a sociedade, que fez o Congresso,
que fez o Judiciário – para enfrentar esse monstro antidemocrático que age sem
peias, a despeito da ordem constitucional?

As razões para a crise remontam à concepção de nação, sociedade e Estado que as
forças conservadoras – ao fim e ao cabo nossos efetivos governantes –
estabeleceram como seu projeto de Brasil.

O desenvolvimento de nossos países pode mesmo ser admitido por esses setores –
sempre que o malsinado Estado financie seus investimentos –, conquanto que
respeitados determinados limites (não os possa tributar, por exemplo), ou
comprometê-los com objetivos nacionais estratégicos, como respeitosos com essa
gente foram os anos de ouro do juscelinismo.

Jamais um desenvolvimento buscadamente autônomo, como pretenderam o Chile de
Allende, com as consequências sabidas, e a Venezuela, acuada e acossada desde os
primeiros vagidos do bolivarianismo, o qual, seja lá o que de fato for para além
de discurso, perseguiu um caminho próprio de desenvolvimento econômico-social, à
margem dos interesses do Departamento de Estado, do Pentágono, e do FMI.

Democracia até que é admissível, conquanto não se faça acompanhar da ascensão
das grandes massas, pelo que João Goulart se arriscou e perdeu o poder. A
propósito, F. Engels (introdução ao clássico Luta de classes na França, de Marx)
observa que “… a burguesia não admitirá a democracia, sendo mesmo capaz de
golpeá-la, se houver alguma possibilidade de as massas trabalhadoras chegarem ao
poder”.

Ora, na América Latina basta a simples emergência das massas ao cenário
politico, sem mesmo qualquer ameaça de ascensão a fatias mínimas de poder, para
justificar os golpes-de-Estado e as ditaduras.

Além de promover essa emergência do popular no politico, trazendo massas
deserdadas para o consumo e a vida civil, Lula intentou uma política externa
independente, como independente poderia ser, nos termos da globalização de
nossas limitações econômicas e militares. Desvela-se, assim, o ‘segredo’ da
esfinge: não basta respeitar as regras do capitalismo – como respeitaram
Getúlio, Jango, Lula, e Dilma respeita – posto que fundamental é, mantendo
intocada a estrutura de classes, preservar a dependência ao modelo
econômico-político-ideológico ditado pelas grandes potências, EUA à frente.

O Não contém o Sim. O que não é possível diz o que é desejado, identificar o
adversário é meio caminho andado para a nomeação dos aliados e servidores. Assim
se justifica, por exemplo, tanto a unanimidade da opinião publicada em favor de
Mauricio Macri, a mesma que acompanhou os últimos governos colombianos, quanto a
unanimidade dos grandes meios contra os Kirchner, até ontem, e ainda hoje contra
Rafael Correa e Evo Morales, bem como o ódio visceral ao ‘bolivarianismo’, na
contramão dos interesses das empresas brasileiras instaladas e operando na
Venezuela.

São os fabricantes de opinião contrariando nossos interesses econômicos e
erodindo nosso natural peso regional – onde alimentamos justas expectativas de
exercício de poder – mas, como sempre, fazendo o jogo dos interesses de Wall
Street e da City.

Essa lógica da dependência – ou de comunhão de interesses entre nossa burguesia
e o poder central, acima dos interesses nacionais – explica também a unanimidade
contra Dilma e contra o que ideologicamente é chamado de ‘lulismo’ ou
‘lulopetismo’, nada obstante suas (suponho que hoje desvanecidas) ilusões
relativamente à ‘conciliação de classes’.

Conciliação que não deu certo com Vargas e não está dando certo com Dilma, não
obstante suas concessões ao capital financeiro, malgrado o alto, muito alto
preço representado pelo desapontamento das forças populares que a elegeram no
final do segundo turno.

Esse movimento – que representa dar dois passos atrás contra só um à frente,
detetado a partir de dezembro de 2014, valeu-lhe a ainda insuperada crise de
popularidade, sem a compensação do arrefecimento da fúria oposicionista ditada a
partir da Avenida Paulista.

Atribui-se a Lula a afirmação de que os banqueiros jamais teriam obtido tantos
lucros quanto lograram em seu governo. Anedota ou não, o fato objetvo é que
segundo o bem informado Valor, o lucro dos bancos foi de 34,4 bilhões de reais
na era FHC, e de 279,0 bilhões de reais no período Lula, ou seja, oito vezes
maior, já descontada a inflação.

Por que então essa oposição à Dilma se seu governo, como os dois anteriores de
Lula, não ameaçou nem ameaça qualquer postulado do capitalismo, não ameaça a
propriedade privada, não promoveu a reforma agrária, não ameaça o sistema
financeiro, não promoveu a reforma tributária?

Por que esse ódio vítreo da imprensa se sequer ousaram os governos Lula-Dilma –
ao contrário do que fizeram todos os países democráticos e desenvolvidos –
regulamentar os meios de comunicação dependentes de concessões, como o rádio e a
tevê?

Por que essa unanimidade, se os governos do PT (e a estranha coabitação com o
PMDB) não tocaram nas raízes do poder, não ameaçaram as relações de produção
fundadas na preeminência do capital (muitas vezes improdutivo) sobre o trabalho?

Por que tanto ódio, se os governos do PT sequer são reformistas, como tentou ser
o trabalhismo janguista com seu pleito pelas ‘reformas de base’? Ora, o Estado
brasileiro de 2016 é o mesmo herdado em 2003, e ‘os donos do poder são os
mesmos: o sistema financeiro, os meios de comunicação de massas vocalizando os
interesses do grande capital, o agronegócio e as fiespes da vida.

Ocorre que, e eis uma tentativa de resposta, se foram tão complacentes com o
grande capital, ousaram os governos Lula, e Dilma ainda ousa, promover a
inclusão social da maioria da população e buscar ações de desenvolvimento
autônomo, nos marcos da globalização e do capitalismo, evidentemente, mas
autônomo em face do imperialismo.

Assim, negando o comando do FMI, negando a Alca e concorrendo para o
fortalecendo do Mercosul, esvaziando a OEA e promovendo a Comunidade de Países
da América Latina e Caribe (Celac), e, audácia das audácias, tentando
constituir-se em bloco de poder estratégico no Hemisfério Sul, com sua
influência na América Latina e a aproximação com a África.

Nada de novo no castelo de Abranches, nem mesmo a miopia dos que não vêem, ou,
que, por comodismo ou pulsão suicida, preferem não ver o que está na linha do
horizonte. Supor que a presidente está à salvo da onda golpista é tão insensato
quanto supor que o projeto da direita se esgotaria no impeachment.

Há ainda muito caminho a percorrer.

O projeto da direita é de cerco e de aniquilamento das esquerdas brasileiras.
Nesses termos, o assalto ao mandato da presidente é só um movimento,
relevantíssimo mas só um movimento num cenário de grandes movimentações, a porta
pela qual avançarão todas as tropas.

O projeto da direita é mais audacioso, pois visa à construção de uma sociedade
socialmente regressiva e políticamente reacionária, com a tomada de todos os
espaços do Estado. Boaventura de Sousa Santos chama a isso – as ditaduras
modernas do século XXI — de ‘democracias’ de baixa intensidade.

O primeiro passo é a demonização da política. Já foi atingido.

In
Roberto Amaral
http://ramaral.org/?p=13074
28/1/2016

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