sábado, 15 de agosto de 2015

Livro: Questão Agrária, Cooperação e Agroecologia


Questão Agrária, Cooperação e Agroecologia
Henrique Novaes, Angelo Mazin, Laís Santos (Org).
Outras Expressões



Henrique Novaes, Angelo Mazin e Laís Santos nos apresentam este livro por eles organizado, e enriquecido com seus próprios escritos.
O conjunto de textos está voltado sobretudo para a questão agrária no Brasil. No entanto, os mesmos têm um valor nacional e universal porque as temáticas e conceitos trabalhados, ao mesmo tempo em que captam as especificidades nacionais, operam também com categorias que são estruturantes da civilização burguesa.
Trata-se de análises críticas que colidem com o pensamento oficial ou oficialista predominante. São de interesse da classe trabalhadora e particularmente da juventude porque as atuais políticas neoliberais, emanadas das empresas ou do Estado burguês, deixam entrever um futuro sombrio para todos.
O mundo ficou pequeno para as necessidades de expansão infinita e a qualquer custo do capital, do que decorre a crise crônica. Daí que a burguesia deixou de lado seus florilégios quanto ao welfare, a democracia e o desenvolvimento sem fim. Afora as fantasias diuturnamente veiculadas pela mídia, nada mais tem a oferecer aos trabalhadores. E em ação reversa trata de amputar ou simplesmente suprimir direitos sociais que pareciam consagrados, enquanto que concomitantemente parece não se importar em exaurir a natureza e nos envenenar com agrotóxicos.
Por mais adversa que seja essa situação, é muito difícil para os trabalhadores formarem uma ideia minimamente clara a seu respeito. Isto porque a produção e difusão de conhecimentos e informações estão direcionados pelo aparato de controle ideológico criado pelo imperialismo euro-atlântico após a segunda guerra mundial.
Dado esse contexto fica claro que, se nós trabalhadores quisermos compreender a realidade social em que vivemos, precisamos fazer um esforço extra para que possamos saltar a ciclópica barreira de desinformação existente. Para essa tarefa os textos apresentados neste livro têm um papel importante. Porque eles não são apenas textos de ciência social. São textos de ciência social elaborados segundo nossa perspectiva de classe trabalhadora. É por essa razão que categorias como movimentos sociais, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, reforma agrária, agroecologia, cooperação e trabalho associado têm seu lugar nas análises apresentadas.

Candido G. Vieitez






Nenhum comentário:

Postar um comentário