sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

A Democracia nas Unidades Escolares Públicas




Candido Giraldez Vieitez

Apresentação

[..] A democracia nas unidades escolares públicas no Brasil e foi escrito por Candido Giraldez Vieitez. Neste texto o autor pergunta se a democracia, tal como foi estabelecida na escola após a Constituição de 1988, produziu os resultados de
desburocratização esperados pelo movimento da educação. A partir dessa
questão, o autor examina os aspectos mais importantes da morfologia e
funcionamento da gestão democrática (GD), situa a GD em suas bases, as
classes sociais, e na superestrutura política, abordando a técnica democrática
proposta pelo movimento, aprovada pelo legislador e posta em prática
pelas escolas. Tendo em vista a análise realizada, o autor sustenta que apesar
da democracia nas unidades escolares ter aspectos positivos que devem
ser valorizados pelos trabalhadores da educação, a GD mal arranhou a
burocracia escolar. Sustenta, ainda, que a técnica democrática liberal empregada
não pode até o presente superar a burocracia, e tampouco poderá
fazê-lo no futuro, mediante aperfeiçoamentos democráticos progressivos

Artigo completo em:

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OFICINA UNIVERSITÁRIA
Catálogo/ E-Books

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IN

P769 Políticas educacionais, gestão democrática e movimentos sociais:
Argentina, Brasil, Espanha e Portugal / Neusa Maria Dal Ri; Tânia
Suely Antonelli Marcelino Brabo (organizadoras). – Marília : Ofi -
cina Universitária ; São Paulo : Cultura Acadêmica, 2015.
178 p. : il.
Textos em português e textos em espanhol.
Inclui bibliografia.
ISBN 978-85-7983-682-4
1. Educação e Estado. 2. Autodeterminação (Educação). 3. Movimentos
sociais. I. Dal Ri, Neusa Maria. II. Brabo, Tânia Suely Antonelli
Marcelino
CDD 379

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