quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A escola Rosa Luxemburgo

 
Dentro do contexto das lutas por terra no Brasil, 150 famílias ocuparam em 2007 a fazenda Agrocentro no município de Agudos/SP, dando origem ao acampamento Rosa Luxemburgo, organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST.
Na luta pela conquista da terra os camponeses decidem inaugurar já em 2009 a Escola Rosa Luxemburgo, espaço vital do futuro assentamento, serviu para a organização das famílias, na resistência e na conquista do Assentamento.
A Escola Rosa Luxemburgo conta com o apoio da comunidade e se constitui em unidade de 26 hectares. A antiga sede tornou-se secretaria e mais recentemente uma das salas tornou-se a ciranda infantil. O prédio central tornou-se alojamento, refeitório e cozinha. O antigo heliporto tornou-se uma plenária para 200 pessoas.
Na área da Escola são desenvolvidas experiências de agricultura agroecológica, como por exemplo, a horta mandala, sistema de plantio em círculo com integração plantas e animais, conta também com área de Sistema Agroflorestal - SAF em fase inicial.
Todos esses espaços são de construção e manutenção coletiva, com a participação de todos e todas que passam pela escola, deixando assim a marca do curso e/ou educandos e educadores que fazem parte desta história em permanente construção.
A Escola passa por um processo de regularização jurídica e contará com direção e condução coletiva. Já em 2009 houve a primeira etapa do Curso de Bacharelado em Agronomia com a UFSCar.
Em 2015 começaram os cursos de extensão em Agroecologia (UNESP de Botucatu - Gira Mundo) e outra de Técnicos em Agroecologia (UNESP Marília-Centro Paula Souza), formando assim, cerca de 50 jovens na área da Agricultura Agroecológica.
Durante todo seu período de existência, foram desenvolvidos inúmeros cursos de formação política, encontros, congressos, entres outros.
Em outubro de 2016 iremos realizar o 1º Curso de Formação em “Questão Agrária, Cooperação e Agroecologia”, durante 4 dias, com debates sobre estes temas e oficinas sobre agroecologia.

E-mail
De Henrique Novaes
4/9/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário